O Repertório Ideal

Ola queridos ,

Bom , hoje meu post é intitulado de ” o  repertório ideal”. Sempre que algo chama a minha atenção em meu “Pão diário” , que neste caso é o Coral Infantil e Infanto-Juvenil , gosto de compartilhar para que outros aprendam com as minhas vivências  e possam acertar em suas práticas diárias como eu também tenho buscado acertar !

Como trabalho em Projeto SócioEducativo ,todo tipo de aluno passa em minha sala. Desde aquele que vem pela primeira vez em minha sala e nunca cantou em um coral , que não consegue afinar nenhuma nota ,como aquele ja participa de Grupos de Escola e de Igrejas e ja sai cantando a segunda voz com uma facilidade inacreditável . Pasmem ! isso acontece as vezes ! ( é raro …rs) É interessante notar que nesse processo de cativar os alunos devemos nos atentar à aquilo que ele realmente é capaz de realizar  extraindo dele  essa “máxima” , isto é, o que vai deixar o aluno com aquela sensação de dever cumprido mas também com um gostinho de “quero mais” ! Posso afirmar que isto não é tão simples, mas aqui vão  algumas dicas que certamente podem ajudar !

1- Sempre mostre pro aluno que como educador(regente) está ali para ajudar e que você é a ponte pra que isso aconteça.Seja um exemplo que tudo o que faz é pensando nele. O aluno tem que sentir confiança no regente. ( elogie , mesmo que esteja desafinado, cumprimenta na entrada e na saída , faça algo que o surpreenda )

2-Mostre pro aluno que você se preocupa com o fazer musical dele e que todas as atitudes musicais dele em sala de aula são de extrema importância , por isso , diga pra ele que você “CONTA com ELE”.Isto é de extrema valor pro aluno. Creia no que estou falando, dá certo !

3-Se o grupo é limitado musicalmente , leve peças fáceis execução , músicas que eles aprendam em no máximo dois ensaios e que se dá para aprender músicas novas toda semana. Você acaba criando uma PLAYLIST na cabeça do aluno e ele ja vai se sentir pronto para uma apresentação , e isso certamente irá motiva-lo ! Logo, logo , esse grupo exigirá de você peças mais elaboradas e você se surpreenderá com o resultado que irá extrair desse coral !

4-Se o grupo já é mais avançado , vá devagar! Leve peças que os desafiem , mas também leve músicas que sejam facilmente desenvolvidas em sala para que eles se sintam cada vez mais capazes , isto aumenta a auto-confiança deles e as músicas mais difícies acabam sendo resolvidas mais rapidamente. Em músicas mais complexas , é sempre bom fazer um planejamento com vários ensaios e ir “pegando leve” com os alunos. Quando menos esperar mais rápido acontece o processo de aprendizado . Deixe que no processo cognitivo de aprendizado , o próprio aluno sinta esse ” aprender musical” Faça as coisas com bastante empenho  mas de maneira gradual ! Isto é importante , acredite !

Bom , acho que falei demais,

Espero poder ajudar .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s