Administrando bem o Ensaio

primei 040Qual é o tempo necessário para se ter um ensaio produtivo ?

Acredito que ensaio produtivo é aquele que cumpre o seu papel , seja ele para trabalhar questões básicas como notas , afinação, ritmos e até mesmo  questões da interpretação da peça , enfim , situações corriqueiras dentro de um coro infantil.Sempre é importante, reunirmos todas as informações possíveis  sobre a peca a ser realizada para que as crianças entendam questões sobre o estilo , o compositor, o carater  para que elas compreendam tudo o que esta sendo proposto. Com as crianças, o tempo deve ser mais limitado , pois eles se dispersam rapidamente, por isso é importante que como educadores  devemos aproveitar o máximo tempo de concentração deles para que o trabalho seja mais proveitoso , por isso o planejamento com relação a musica é importante, isto é , trabalhar pontos que realmente precisam de atenção.

Vou ressaltar pontos  importantes para o trabalho de ensaio. Vou te explicar melhor .

1. Uma peça ja aprendida . Alem de notas e  partes rítmicas , algo que trabalhe  questões  de  interpretação. Essa peça deve ter uma caminhada com um grupo , ou seja, voce ja a trabalha algum tempo. Com minhas crianças , busco faze-las decorarem para que atenção seja voltadas para a regencia , redobrando obviamente o meu trabalho, mas gerando um trabalho artistico melhor.

2.Uma nova canção. Algo que seja fresco para a aula.  Uma nova musica gera animo dentro do ambiente de ensaio. È como começar do zero. Aprender as notas , os ritmos , as frases , marcar a respiração . A criançada fica animada com uma nova peça , é como se eles dissessem pra si mesmos – “eu vou conseguir”, isto eleva a alta estima deles. Acho isso fantástico! Novas pecas que os desafiem artisticamente sempre é bem vindo , como peças que são relativamente faceis , tambem o são.  O bom senso nessa hora é de extrema importância.

3. Peças que esmeram cuidado. Essas peças que vão dar um pouco mais de trabalho , pois estão naquela zona ainda de busca do ssber, isto é , há muitos pontos para serem trabalhados. Estas musicas exigem bastante cuidado , tanto da parte do regente , como também das crianças, pois um ponto mal ensaiado , é trabalho redobrado depois.

Recapitulando.

1. Trabalhar uma peça ja aprendida

2.Uma nova canção.

3.Uma peça que exija mais cuidados.

Dentro de um pouco tempo , a cançao que exige mais cuidados, se transformara em peça aprendida e mais uma nova cançao sera introduzida no repertório.

Distribua tudo isso dentro do ensaio e você  terá um trabalho produtivo !!!

Forte abraço,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s